quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Saúde confirma como positivo caso de morte por gripe H1N1


A Secretaria Municipal de Saúde de Adamantina informou na tarde desta terça-feira (25) o resultado positivo influenza A H1N1 da paciente de 36 anos, que faleceu na última quarta-feira (19).

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Adamantina, a família e pessoas ligadas diretamente à mulher já estavam sendo monitoradas e orientadas pela equipe da vigilância epidemiológica, preventivamente, antes mesmos da divulgação do resultado oficial do exame laboratorial.

m Adamantina, todos os casos com síndrome gripal leve estão recebendo orientações para permanecerem em isolamento por 7 dias de acordo com a norma técnica do Ministério da Saúde, mantendo precauções de higiene, solicitando exames e retorno conforme necessidade e a importância da visita do funcionário da Secretaria de Saúde em seu domicílio, sendo que o exame específico da gripe H1N1 só está sendo realizado pelo Ministério da Saúde para pessoas internadas com síndrome respiratória grave (Norma Técnica-MS).

A Secretaria Municipal de Saúde montou estratégias para monitorar os casos suspeitos que procurarem as unidades de saúde para consultarem diante de qualquer situação gripal. Nas entradas das unidades foi montado um posto de triagem inicial para verificar se os pacientes abordados estão com gripe. Se positivo recebem máscara e permanecem com as mesmas até o momento da consulta médica, para serem avaliadas.

A Vigilância Epidemiológica de Adamantina aguarda o resultado de outro exame. A paciente é uma mulher de 19 anos, que está internada na UTI da Santa Casa desde o dia 21. Segundo o médico que está cuidando da paciente, o quadro é estável.

Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário