quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Resumo do experimento de cana de açúcar.

Foi divido em duas partes de 10mx5m cada uma, sendo uma de plantio direto e outra de plantio convencional,onde foi aplicado agrotóxico em 5mx5m de cada tipo de plantio . A origem da muda foi uma variedade retirada ali próximo do experimento mesmo sem definição de variedade, sendo uma cana de aproximadamente 12 meses. Sendo plantado em uma área que era de aveia, onde fizemos a limpeza do terreno com ferramentas manuais como enxadas e forcas para limpeza do terreno no plantio convencional ,e usamos um sulcador e um trator Valmet para fazer-mos o sulco. Foi feito 3 linhas de sulcos em cada divisão, onde jogamos no sulco o adubo 04-30-10 aproximadamente 214kg/há( 1.800g em 60m linear então em 7.142 m seria 214kg ) e fizemos um plantio de 3 canas no sulco , com aproximadamente 25 gemas por sulco (foi medido 4 metros lineares onde colocamos uma linha com 2 canas e contamos 66 Gemas, tivemos então 16,5 gemas por metro , como foi plantado 3 canas então colocamos (66+33/4=24,75)24,75 gemas por metro linear ) Sendo cruzado pé e ponta a 1ª e 2ª cana e a 3ª não importando a posição da cana. O plantio foi feito com aproximadamente 25 cm de profundidade : antigamente plantava – se numa profundidade de 50 cm, hoje em dia, visando a colheita mecanizada quanto mais raso for o sulco,mais eficiente será a colheita, e não será necessário a operação quebra lombo. Fizemos a picada da cana no sulco com aproximadamente uns 40 cm, para facilitar a cobertura com cobridor e outro motivo de picar a cana é que quando a cana esta em pé sem cortar o ponteiro e despalhar ela tem um hormônio chamado Auxina que segura o desenvolvimento das gemas , porem quando cortamos e jogamos no sulco quanto menor a o corte mais fácil fica par interromper este hormônio e ajudar no desenvolvimento da gema , após picar os colmos cobrimos com um pouco de terra Foi feito um levantamento de ervas daninhas que existia no local que são as seguintes : capim carrapicho , picão ,marcela(erva de inverno),alecrim, trapueraba,malva,capim colchão,póia branca,arnica,guanxuma,aveia,milho,colonião.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Inicio da Sulcação


Ajustando o sulcador para inicio da tarefa.

Aubação em sulco


Fazendo adudação para plantio

Grupo do 1 ao 19 Experimento..


o grupo do nº1 ao 19 fazendo preparo manual da área para plantio convencional de cana de açucar em area de plantio de aveia preta.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Desenleirador de palha


Descrição:
Implemento desenvolvido para realizar o afastamento da palha proveniente da cana crua colhida mecanicamente, das linhas da cultura, com o objetivo de se favorecer a brotação da soqueira, principalmente em regiões mais frias e também diminuir o ataque de cigarrinhas.
O implemento é composto por 6 discos com dedos de tamanho e flexibilidade adequados distribuídos em 3 conjuntos oscilantes, com regulagem de espaçamento e inclinação dos discos, o que permite regular a largura da faixa que se quer descobrir.
Possui também 2 rodas de ferro estabilizadoras que liberam a ação do sistema hidráulico do trator para manter a altura de trabalho do implemento.
Pode ser usado também para se fazer o afastamento da palha das linhas da cana, antes da adubação de soqueira em superfície, evitando-se assim que parte do adubo aplicado fique sobre a palha.
Características:
- 6 discos com dedos flexíveis distribuídos em 3 conjuntos oscilantes com regulagem de espaçamento e inclinação.
- 2 rodas de ferro alinhadoras e limitadoras da altura de trabalho.
Potência mínima sugerida: 75 hp.